Pular para o conteúdo principal

Atendimento especializado - Educação Especial



Durante esse período de suspensão das aulas presenciais, é fundamental que tenhamos também o apoio das famílias de nossos alunos da Educação Especial. Orientamos nossas professoras e professores para que coloquem em suas pastinhas atividades com adaptação curricular, além disso também recebemos da Diretoria de Ensino um material preparado para que nossa equipe docente possa estudar e se preparar para contribuir com o atendimento especializado ainda mais.


A seguir estão algumas dicas de sites e atividades que as famílias podem realizar em casa com nossas alunas e alunos. Conforme consta no Documento Orientador de Atividades não presenciais elaborado pela Secretaria da Educação:

"Ressalta-se que a família, sempre, deve ser aliada dos estudos e da formação social dos alunos público-alvo da Educação Especial. Neste momento de isolamento social, torna-se necessária a orientação, pelos professores, aos pais e/ou responsáveis da importância do: 

- Uso de objetos/elementos para adaptar atividades: incentivar que a família, durante a contação de histórias, criação de jogos, realização de atividades físicas e outras ações, utilize da criatividade e de materiais reutilizáveis presentes no lar. Exemplo: prendedor de roupa, rolo de papel higiênico, rolo de guardanapo, jornais, revistas, folhas de sulfite, tampas de garrafa, bolas de tecido e outros, mas sempre com a supervisão/mediação de um adulto, no momento da atividade, a fim de evitar riscos à segurança do discente."

Recomendamos o Guia do Brincar Inclusivo - Projeto Incluir Brincando, iniciativa da Vila Sésamo e do Fundo das Nações Unidades para a Infância – UNICEF, com sugestões de brinquedos, brincadeiras e jogos inclusivos. O acesso ao material pode ser realizado por meio do material disponível neste link: http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/unicef/br_sesame_guia.pdf

Também recomenda-se o acesso ao site Diversa, do Instituto Rodrigo Mendes, que dispõe de dicas de materiais pedagógicos acessíveis: https://diversa.org.br/

No site Bengala Legal é possível ver vídeos com audiodescrição: http://www.bengalalegal.com/audio-e-v%C3%ADdeo

Já no site Mais Diferenças, temos livros acessíveis: https://maisdiferencas.org.br/biblioteca/livros/

No EBC você consegue ter acesso a contos infantis narrados em LIBRAS: https://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2012/11/assista-os-contos-infantis-narrados-em-libras

E por fim, no site da TV INES temos conteúdos para todas as idades em LIBRAS: http://tvines.org.br/

Tem alguma dica ou dúvida para compartilhar sobre o assunto? Entre em contato conosco e não se esqueça de nos seguir no Instagram: @americonews

Se cuidem e até mais!


Postagens mais visitadas deste blog

Horário das Aulas - Presencial e Online

Abaixo informamos os horários das aulas que ocorrerão presencialmente para a porcentagem de alunos que será convocada e as aulas que serão online via Google Meet e CMSP para os alunos que estarão no ensino remoto.   HORÁRIO PARA ALUNOS QUE SERÃO CONVOCADOS PARA O PRESENCIAL: Segunda-feira Manhã (horário de entrada às 7h) APENAS : 6º A, 6º B, 7º A e 8º A Tarde (horário de entrada às 13h) APENAS : 6º C, 6º D e 6º E Noite (horário de entrada às 19h) APENAS: 1º B, 1º C e 1º D Terça-feira: Manhã (horário de entrada às 7h)  APENAS: : 1º RH A, 1º RH B, 1º A, 2º A e 3º A Tarde (horário de entrada às 13h)  APENAS: : 7º B, 7º C, 7º D e 7º E Noite (horário de entrada às 19h)  APENAS: : 2º B, 2º C, 2º D, 2º E e 2º F Quarta-feira: Manhã (horário de entrada às 7h)  APENAS: : 9º A, 9º B, 9 ºC, 9º D e 9º E Tarde (horário de entrada às 13h)  APENAS:  8º B, 8º C, 8º D e 8º E Noite (horário de entrada às 19h)  APENAS: : 3º B, 3º C, 3º D, 3º E, 3º F e 3º G Quin...